domingo, 13 de setembro de 2009

a importância dos corais para o equilibrio dos ecossistemas

Coral é fruto da natureza, é um invertebrado marinho. Eles constituem colônias coloridas e crescem nos mares, formando recifes de corais grandes. Recifes são essencialmente depósitos formados por corais e em menor quantidade, por algas e outros organismos. Estes recifes acabam por abrigar cerca de 25% do total das espécies marinhas.

São importantes para o equilíbrio do ecossistema, pois protegem o litoral da erosão provocada pelo choque das ondas para uma grande variedade de organismos, protegendo os peixes pequenos, as algas e os moluscos das correntes marítimas, fornece alimento em abundância a alguns animais e também abrigo e refúgios contra predadores maiores, além de servir como filtrador de água e exportador de matéria orgânica e nitrogênio para seu redor, facilitando a reprodução dos peixes. Calcula-se que cerca de dez milhões de pessoas dependem dos recifes para proteger suas habitações e sustentar os peixes dos quais se alimentam.

Os corais estão perdendo suas algas e, como elas são responsáveis pela maior parte da cor dos recifes, estão ficando brancos, já que, sem as algas, a cor branca do esqueleto aparece. Este processo é conhecido como branqueamento dos corais. Mas não é apenas a cor que se vai: sem as algas, a sobrevivência do coral fica ameaçada devido à falta de alimento. Um dos responsáveis pelo branqueamento dos corais é o aumento da temperatura provocado, possivelmente, pelo aquecimento global do planeta ou por fenômenos climáticos, como o El Niño (aquecimento anormal das águas superficiais do oceano Pacífico, que influencia o clima de todo o planeta).


Mudanças na temperatura de apenas um ou dois graus podem provocar a morte das algas e, conseqüentemente, dos corais. Além disso, o aumento da concentração de gás carbônico na água torna-a mais ácida, dissolvendo uma parte do esqueleto do coral.

Os corais estão também seriamente ameaçados de extinção por causa dos impactos provocados pelo homem, como por exemplo, a sua extração desordenada, a pesca predatória, poluição, mergulho indiscriminado, turismo sem controle, ao quais destroem os recifes, a circulação e ancoragem de embarcações (barcos com mergulhadores lançam âncoras sobre os recifes, quebrando-os) e a poluição das águas costeiras por pesticidas utilizados na agricultura, que chegam pela água dos rios.

Biólogos americanos afirmam que se nada for feito, os corais podem desaparecer em 100 anos. O IBAMA tem atuado de forma muito precisa, no sentido de desacelerar a degradação desse ecossistema. Defendem a tese de que os recifes de corais estão para o ambiente marinho da mesma forma que as florestas tropicais estão para os ambientes terrestres.

BIBLIOGRAFIA:
LINHARES, S. e GEWANDSZNAJDER, F. Biologia Hoje. 11.ed. São Paulo, Ática, 2003.Vol.2.
http://www.recifescosteiros.org.br/
http://estudodeciencias.blogspot.com/2009/
http://guia.mercadolivre.com.br/coral-ocenico-especies-cores-significados-importncia

2 comentários:

  1. Meninos,
    não esqueçam das imagens nas postagens.Busquem ser mais objetivos nas postagens, bem como redigir a pesquisa com as palavras de vocês.
    Nota: S

    ResponderExcluir