domingo, 13 de setembro de 2009

Teníase e ascaridíase



TENÍASE E ASCARIDÍASE

TENÍASE
A teníase é uma doença causada pela forma adulta da tênia (Taenia solium) as tênias também são chamadas de solitárias, porque, na mairia dos casos o portador traz apenas um verme adultos
Ciclo Evolutivo:
A pessoa portadora da teníase apresenta a tênia em seu intestino delgado.A tênia e hermafrodita , isto é possuem em seu interior, um aparelho reprodutor masculino e um feminino. Geralmente, os espermatozóides de um proglote fecundam os óvulos de outro, no mesmo animal. Os proglotes grávidos se desprendem periodicamente e são eliminados junto com as fezes. Se essas fezes forem lançadas no solo ou na água, elas poderão contaminar a água ou os alimentos que serão ingeridos pelos porcos ou pelos bois com ovos proglotes.Ao serem ingeridos pelo porco ou pelo boi, dentro do intestino do animal, os embriões deixam a proteção dos ovose, por meio de seis ganchos, perfuram a mucosa intestinal. Pela circulação sangüínea, alcançam os músculos e o fígado do porco, transformando-se em larvas denominadas cisticercos(os cisticercos têm de 0,5 a 1,5 centimetros de diâmetro por isso sua aparecia lembra um grâo de canjica , daí serem conhecidas como canjiquinhas.Quando uma pessoa come carne de porco malcozida, a larva se abriga em seu intsetino desenvolve-se formando uma tênia adulto acabando o ciclo.

Sintomas:
Os sintomas de quem apresenta a doença é alterações do apetite (a pessoa fica com muita fome ou perde o apetite), enjoo, diarréia freqüente, perturbações nervosas, irritação, fadiga e insônia e desconfortos abdominais.
Prevenções:
Consiste na educação sanitária do homem para que não contamine o meio ambiente com fezes, faça uso de instalações sanitárias adequadas, lave as mãos após usar o sanitário e antes de manipular alimentos, conzinhas bem carnes de boi e porco, cobrar do governo a implataçao de saneamento basico (água tratada, rede e tratamento de esgosto e coleta de lixo)

ASCARIDÍASE
A ascaridíase é uma doença causada por vermes nemátodes, ou seja, fusiformes sem segmentaçâo, e com tubo digestivo completo. A reprodução é sexuada, sendo a fêmea (com até 40 cm de comprimento) bastante maior que o macho, e com o diâmetro de um lápis.O ser humano infectado libera ovos juntamente com as fezes, uma vez no ambiente esses ovos podem contaminar frutas e verduras que ao ingerirmos cruas e mal lavadas,podem alcançar o intestino, la se rompem e liberam larvas, que alcançam a corrente sanguínea através da parede do intestino. Infectam o figado, onde crescem durante menos de uma semana e entram nos vasos sanguíneos novamente, passando pelo coração e seguem para os pulmões, sobem pelos brôquios chegando à faringe onde são maioritariamente deglutidas pelo tubo digestivo, passando pelo estômago, atingem o intestino delgado onde completam o desenvolvimento, tornando-se adultos.Apesar de haver alguns casos em que são expectoradas saindo pela boca. A forma adulta vive aproximadamente dois anos. Durante esse período, ocorre a cópula e a liberação de ovos que são excretados com as fezes

Sintomas:
A grande maioria dos infectados tem apenas um número pequeno de lombrigas que não causam nenhum sintoma.
O período de incubação entre a ingestão do ovo e a chegada do parasito adulto ao lúmen intestinal dura cerca de dois meses. Nesse período as larvas passam por vários órgãos, como fígado e pulmôes. Normalmente não causam problemas na sua migração mas, particularmente se existirem em grandes números, podem causar irritação pulmonar com hemorragias e hemoptise (tosse com sangue). Outros sintomas nesta fase além da tosse são, falta de ar (dispneia) e febre baixa.
Após chegada ao intestino e maturação nas formas adultas, os parasitos nutrem-se com o bolo alimentar e não são invasivos. Sintomas possíveis numa maioria incluem nauseas, vômitos,diarréiae dor abdominal, particularmente se a carga de parasitas é alta
Tratamento:
Fármacos utilizados no tratamento de ascaridíase são os azólicos como o mebendazole e o albendazol, em casos de obstrução intestinal, o indicado é que antes da administração desses medicamentos seja utilizado piperazina e óleo mineral. O tratamento deve ser repetido após algumas semanas para matar larvas que possam estar migrando e, portanto, inacessíveis aos fármacos administrados por via oral no intestino.
Prevençâo:
Educação sanitária;
Saneamento básico, com ênfase para o destino adequado das fezes humanas;
Tratamento da água usada para consumo humano;
Cuidados higiênicos no preparo dos alimentos (particularmente de verduras);
Higiene pessoal;
Combate aos insetos domésticos, pois moscas e baratas podem veicular os ov


Aluno:Henrique Araujo Penha

Dia: 13/09/2009


Bibliografia: Livro de ciências, site wikipedia.

4 comentários:

  1. Meninos,
    é importante que escrevam com as apalvras de vocês, sendo mais objetivos.
    Nota: S

    ResponderExcluir
  2. VC JÁ TEVE ACARIDÍASE OU TENÍASE ?
    PQ ESSE SITE EU FIZUM TRABALHO DE ESCOLA E EU ESTOU NA QUARTA SÉRIE E É MUITO INTERESSANTE

    ResponderExcluir